Certificados de Proficiência

Início » Blog » C2 Proficiency in English: muito além de uma avaliação de inglês!

C2 Proficiency in English: muito além de uma avaliação de inglês!

Início » Blog » C2 Proficiency in English: muito além de uma avaliação de inglês!

C2 Proficiency in English: muito além de uma avaliação de inglês!

Por

Hoje conversamos com o Prof. Me. Evandro L. Freire, Editor Executivo na E.L.Freire Editora, que recentemente foi nosso aluno no Preparatório para o Cambridge C2 Proficiency in English (anteriormente conhecido como Cambridge Certificate of Proficiency in English [CPE]) com o querido Teacher Stuart Maciver.

Enquanto falávamos sobre sua experiência conosco, analogamente eu me lembrei da minha própria, há cerca de 25 anos, quando passei 2 dias sendo avaliada para obter meu próprio CPE. Eu já falava inglês há muitos anos, havia morado nos EUA, trabalhava rotineiramente com o idioma, seja em minha carreira como executiva ou como Professora de Inglês nos cursos de Administração em Comércio Exterior da UNIP.

Surpreendentemente, ainda assim lembro vivamente da minha apreensão e ansiedade. Eu não duvidava nem por 1 segundo das minhas aptidões, mas… Teste é Teste! Existe um componente intrínseco ao conhecimento que toda entidade avaliadora busca validar e tal reconhecimento por uma instituição de renome global tem consequências diretas em nossa trajetória. Trata-se de um divisor de águas em nível pessoal e profissional, uma conquista no sentido mais profundo da palavra. 

Ao longo de sua carreira de 2 décadas na indústria editorial, o Prof. Evandro acumula diversos títulos acadêmicos de instituições de primeira linha em nosso meio, seja na Graduação (Bacharelado e Licenciatura) ou na Pós-Graduação (Mestrado Lato Sensu e Stricto Sensu) e a E.L.Freire Editora, dedicada a assessorar autores e publicações de natureza acadêmica, científica, institucional e técnica, adveio de sua expertise tanto em edição de texto de manuscritos (em português e idiomas estrangeiros) quanto em tradução ou versão de publicações originais derivadas de atividades, experiências e vivências de desenvolvimento, ensino, pesquisa ou extensão.

E, assim como aconteceu comigo, ele celebrou bastante a conquista de seu Cambridge C2 Proficiency in English! Não porque precisássemos de tal certificado para qualquer propósito utilitarista, mas pelo puro prazer de ver nosso nome impresso nesse documento oficial da Cambridge University.

Muita coisa muda em 25 anos, porém, ao que tudo indica, as microcredenciais e certificações internacionais eletivas seguirão fazendo diferença na Educação do século XXI. E também creio que manter vivas nossas boas histórias e tradições abrirá o caminho para um mundo melhor no pós-COVID-19!

Parabéns, Prof. Evandro!

Esperamos seguir compartilhando grandes conquistas!!!

Case study sobre certificado de proficiência