Trends e Business

Porque fazer um intercâmbio?

Porque fazer um intercâmbio?

Pessoas querem se desenvolver, queremos melhorar e crescer.  Sabemos que aprendizagem não cai do céu, ela envolve desafios, desafios diferentes e alguns maiores que outros. Porem, apenas alguns temos o privilegio de prever ou ao menos de planejar. É sobre esses poucos que vamos discutir. São estes mais fáceis que os que nos pegam de surpresa? Menos intenso? Melhores?

O investimento em um desafio, é um investimento em você e em sua carreira. Um período de tempo indeterminado que você se aplica em melhorar não apenas uma língua, mas também suas relações e costumes. É um desafio promissor que esbanja experiências e autoconhecimento. Mas como?

Seja aprendendo uma  outra língua ou apostar em um curso no exterior superior ao que você encontrou no Brasil, profissionalmente é indispensável pensar no impacto que essa viagem terá na sua carreira. É um dos pontos, mas pedidos e discutidos da área na verdade “Isso abrirá portas para o meu futuro?”. Em curtas palavras: sim! Porem, o porquê isso é verdade é o que precisa ser examinado. As empresas querem acima de tudo alguém que possa lidar com os imprevistos, elas querem alguém com experiência que vá além do preto e branco, um diferencial entre você e os outros candidatos. Um intercâmbio diz muito em um currículo exatamente pelo o que ele diz entrelinhas, mostra maturidade, coragem, conhecimento diversificado e independência. As empresas mais e mais querem saber das habilidades que implementam o seu trabalho.

As aulas fazem 50% do trabalho, porem o que acontece depois do estudo será a diferença crítica de estar no exterior ao invés de no seu país de origem. O ensinamento se prolonga o dia inteiro, você terá seus instintos testados da forma menos intimidadora possível, todavia, não será por isso que serão menos eficientes.  Seja pedindo um copo d’agua ou perdido na rua pedindo informação. Por esse motivo incentivamos que os alunos façam atividades extracurriculares, pois são nestas que as oportunidades aparecem. Situações indispensáveis que fazem o Intercâmbio ser o desafio que qualquer um desfrutaria.

A primeira semana, muitos sentem vergonha e dificuldade de se comunicar, seja por falta de conhecimento ou por conta do sotaque bem forte, na segunda semana essa situação se torna um pouco mais cômoda mas ainda um pouco desconfortável  e na terceira você se surpreende com a nova facilidade, percebendo aos poucos que repetir a pergunta ou não entender a resposta não é motivo de desespero, é a prova viva que você esta aprendendo. Eventualmente os desafios da primeira semana desaparecem, assim nascendo outros, porem a primeira etapa fora concluída, já provando que você esta em um nível bem mais avançado que quando iniciou o programa.

Além de simples conversas, os relacionamentos com os novos amigos é algo interessantíssimo de viver. Situações normais como contar uma piada, usar uma gíria ou uma maneira de falar, funciona da mesma forma nessa nova cultura? Não aprendemos apenas a língua, mas os costumes das pessoas, profissionais e amigos. Cada país tem seu jeito e preferencias, isso lhe dará a oportunidade de se questionar! Voltando para a sua cidade com mais a acrescentar. Se prepare para provar novas comidas e novas situações. Se permita mudar de ideia e se apaixonar completamente por uma cultura, mas também se permitir sentir saudades de casa quando necessário.

O Intercâmbio é uma opção perfeita para quem planeja expandir o conhecimento profissional, sendo melhor avaliado para futuras oportunidades de emprego, para quem quer muito melhorar o inglês em um curto período de tempo e, claramente para aqueles que sentem que precisam de uma nova perspectiva de vida. Um lugar onde você determina o quanto irá absorver e o quanto irá aproveitar, o que não falta são possibilidades.

Invista no desafio. Aventuras o esperam.

Compartilhar: