A FM Global, uma das maiores organizações mundiais de seguros de propriedades comerciais e industriais e de gestão de riscos, especializada em proteção patrimonial, atende a mais de um em cada três empresas da Fortune 1000, além de grandes corporações internacionais. A FM Global é renomada por sua superior força financeira, cobertura de apólices, habilidades de gestão de riscos e extensa experiência em engenharia e pesquisa de prevenção de perdas. Portanto, estão muito preocupados que seus funcionários tenham as ferramentas, recursos e treinamento de que precisam para apoiar sua missão profissional e satisfação na carreira.
Em 2002, a FM Global Brasil nos procurou pela primeira vez buscando assistência em seu processo de recrutamento. Como muitos de seus novos engenheiros precisam passar um tempo treinando nos Estados Unidos ou no Canadá, eles não podem se dar ao luxo de contratar alguém cujo inglês não seja pelo menos de nível intermediário avançado. No entanto, a questão dos níveis era exatamente o problema, já que os candidatos, ao se candidatarem ao emprego, sempre afirmavam em suas aplicações que seu nível de inglês era bom.
Assim, muitos candidatos inadequados acabavam sendo chamados para entrevistas, e a FM Global gastava muito tempo entrevistando esses candidatos apenas para descobrir que um bom nível de inglês no currículo realmente significava um nível ruim na maioria dos casos. Outra preocupação era que, às vezes, um candidato se saía muito bem na entrevista de inglês, pois acabava de voltar de um intercâmbio ou programa de estudos no exterior, mas, quando confrontado com habilidades de leitura ou escrita, eram encontradas grandes inconsistências.
Discutimos então suas necessidades e decidimos por um ponto de referência de B2 do Conselho Europeu, seria nível aceitável para seus candidatos em potencial. Somente os candidatos que obtiveram notas acima de B2 pontos seriam convidados para a entrevista na empresa. A estratégia se mostrou muito bem-sucedida e foi estendida até mesmo para candidatos da Argentina e da Venezuela.
O feedback do nível gerencial foi tão bom que a FM Global Brasil decidiu ir além e mapear as habilidades de inglês de todos os seus funcionários na América do Sul como parte de seu processo de mapeamento de competências, estabelecendo assim referências de proficiência para todos os níveis de funções.
Tem sido uma jornada muito emocionante para nós da Trends & Business . À medida que a FM Global aprende sobre si mesma, também temos a oportunidade de aprender com eles e ver nosso trabalho sendo usado em seu pleno potencial. É um cenário ganha-ganha que fortaleceu nossa parceria ao longo dos mais de 20 anos.